blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
tecnicas-de-cobranca-que-a-sua-equipe-precisa-dominar.jpg

4 técnicas de cobrança que a sua equipe precisa dominar

A inadimplência é um problema bastante comum para empresas dos mais diversos segmentos do mercado, especialmente em momentos de turbulência na economia do país. Dentro desse contexto, é indispensável que os funcionários dominem as principais técnicas de cobrança disponíveis.

Esse conhecimento é fundamental, pois por meio dele se torna possível não apenas receber o que é devido, como até mesmo fidelizar esse cliente e fazer com que ele continue sendo um parceiro do negócio. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Faça uma excelente preparação

O primeiro passo para fazer uma cobrança eficaz para seus clientes inadimplentes é investir em uma excelente preparação prévia. É fundamental que você tenha total conhecimento de causa, não apenas para evitar solicitações indevidas, mas também para responder a qualquer dúvida ou questionamento sem titubear.

Saiba cada detalhe do débito e tenha de cor os valores, produtos adquiridos, serviços contratados, termos da venda, data de vencimento, percentuais de juros e multas ou qualquer outra definição acordada antes da aquisição. É uma forma de rebater justificativas — sempre em tom conciliatório, logicamente.

2. Envie lembretes de pagamento

O envio de lembretes de pagamento pode ser uma alternativa bastante eficiente e, certamente, é uma das técnicas de cobrança que a sua equipe precisa dominar. O melhor dessa estratégia é que ela pode ser feita antes mesmo do vencimento, de forma a estimular o cliente a não se tornar inadimplente.

Uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso — e com o melhor custo-benefício — é o SMS, pois a grande maioria das pessoas porta o seu celular o tempo todo. É uma alternativa discreta, adequada e de baixo custo para garantir que os seus clientes não se esqueçam dos débitos.

3. Não constranja os clientes

Quando o atraso efetivamente ocorre, a comunicação com o cliente acaba sendo indispensável. Mais uma vez, o SMS pode ser uma excelente opção para lembrar as pessoas da dívida, de uma maneira bastante discreta ainda. No entanto, caso sua equipe parta para um telefonema, lembre-se de que é preciso evitar o constrangimento.

Tenha em mente que o objetivo final dessas técnicas de cobrança é ao mesmo tempo convencer as pessoas que estão em situação de inadimplência a saldar suas dívidas e continuar utilizando os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Portanto, cortesia e respeito são fundamentais — mesmo que os clientes decidam não mais comprar de você.

4. Facilite e ofereça opções

Por fim, facilitar o pagamento e oferecer opções também é uma das melhores técnicas de cobrança que a sua equipe deve dominar. Na maioria das vezes, é indispensável chegar a um meio-termo no consenso, de forma que o cliente consiga não apenas fazer uma promessa, mas que ele efetivamente salde o seu débito.

Como o pagamento já está em atraso, é provável que não seja possível o pagamento em dinheiro. Nesse contexto, proponha soluções como o parcelamento dos valores, a retirada dos juros ou mesmo um abatimento para a quitação à vista.

Quer saber mais sobre cobrança? Leia nosso outro artigo: Saiba como cobrar um cliente sem perdê-lo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS