As 4 principais métricas em uma campanha de SMS Marketing

Mais do que utilizar uma campanha de SMS Marketing, o importante é entender como avaliar os seus resultados. Saiba mais!

Com o crescimento exponencial da quantidade de linhas telefônicas móveis, o Mobile Marketing se tornou um aliado obrigatório para a maioria das empresas e agências de publicidade do país. Dentro desse formato, a utilização de campanha de SMS Marketing é campeã na preferência dos especialistas no ramo, tanto pelo seu custo baixo, quanto pelo seu largo alcance e alto Retorno sobre o Investimento (ROI).

Entretanto, alguns gestores ainda se sentem reticentes em usar esse canal por uma suposta falta de métricas para avaliar os resultados. Mas é importante não confundir a inexistência de métricas com a baixa divulgação dos indicadores existentes. No post de hoje, derrubaremos esse mito e mostraremos os 4 principais indicadores que não deixam dúvidas sobre a eficiência desse canal de comunicação. Confira:

As vantagens da campanha de SMS Marketing

• Alta taxa de abertura: 98%;
• Custos menores do que os canais tradicionais;
• Tempo médio para leitura de apenas 90 segundos;
• Alto ROI (taxa de conversão);
• Alcance mais focado e assertivo que os demais canais (TV, rádio e internet).

A importância das métricas para mensurar resultados

Sem referenciais, não é possível, por exemplo, que um médico cure um paciente ou que um navegador chegue ao seu destino. Os indicadores são essenciais também nas campanhas de SMS Marketing, a fim de monitorar qual é o alcance das ações, a aceitabilidade do seu target e se elas, de fato, estão gerando lucro para a empresa. Algumas das métricas mais importantes para quem trabalha com campanha de SMS Marketing são:

1. Taxa de entrega/abertura

As taxas de entrega/abertura do SMS chegam a impressionantes 98% — números muito superiores aos pobres 22% de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo. Levando em conta que praticamente todo brasileiro tem um aparelho celular, o marketing por meio das mensagens curtas de texto pode ser considerado como o mais poderoso meio de divulgação de marcas, produtos e serviços.

2. Taxa de saída (opt-out)

Não enviar mensagens sem autorização e deixar sempre uma indicação de como os destinatários podem deixar de receber o SMS (trabalho com marketing de permissão) é fundamental para dar credibilidade a sua marca e ainda reduzir as taxas de opt-out.
A partir do momento em que você dispara mensagens de texto para milhares de potenciais clientes, quantos solicitam desligamento de sua base de envio? Essa resposta representa a taxa de saída, que deve ser usada para monitorar o grau de satisfação de seu alvo com as comunicações recebidas.

3. Taxa de conversão

Quantos dos que receberam indicação de produtos ou serviços por SMS se tornaram, de fato, seus clientes? A taxa de conversão de uma campanha de SMS Marketing costuma situar-se entre 20% e 27%, de acordo com especialistas. Faixa muito acima dos 2% da TV, do rádio e dos e-mails.

A avaliação dessa métrica pode ser feita bimestral ou trimestralmente, por exemplo, com a comparação do banco de dados utilizados no disparo das mensagens em períodos anteriores com a base de clientes ativos no momento. Outra forma de monitorar o efeito de conversão é gerar um código em cada mensagem enviada e estimular — por meio de descontos, por exemplo — que os clientes informem esse código exclusivo ao entrar em contato com a empresa, a fim de obter preços especiais em produtos ou serviços. Essa estratégia permitirá à empresa gerenciar quantos dos novos clientes são oriundos das campanhas de SMS Marketing.

4. Taxa de resposta

Se a sua mensagem requerer algum tipo de resposta, os níveis de retorno são ótimos indicadores de eficiência de sua campanha. Em geral, as taxas de resposta do SMS Marketing ficam acima de 20%, contra apenas 6% das ações por e-mail.

Ficou claro que as métricas de campanha de SMS Marketing existem e podem ajudar a entender o efeito desse poderoso canal de comunicação instantânea?

Agora que você já sabe disso, que tal deixar um comentário nos contando qual é a sua opinião sobre o assunto? Aproveite para conhecer alguns modelos de campanha de SMS Marketing com sucesso comprovado!

Leia Também:

Categorias:
Escrito por

Zenvia