4 dicas para garantir a qualidade na comunicação da sua empresa

Manter a qualidade no atendimento é um dos motivos para a fidelização de clientes. Confira nossas dicas e conquiste a venda recorrente.

Em tempos de grande competitividade em praticamente todas as áreas do mercado, investir no relacionamento com o cliente passou a ser indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. Neste contexto, é importante conhecer algumas dicas para garantir a qualidade na comunicação da sua empresa.

Por incrível que pareça, muitos empreendimentos ainda cometem falhas básicas nesse serviço — e isso é inaceitável diante da realidade atual. E quanto à sua organização? Ela está alinhada nesse processo?

Confira o conteúdo a seguir e descubra quais são as ações necessárias para assegurar a qualidade no contato com os clientes:

1. Analise o seu público-alvo

O primeiro passo para garantir a qualidade na comunicação da sua empresa é conhecer o seu público-alvo. Isso permite que você antecipe problemas, crie soluções específicas e esteja alinhado com as expectativas, demandas, anseios e necessidades dos clientes — os quais são a razão e o sustento de seu empreendimento.

Outro benefício é que, com as informações adequadas, você pode investir na criação de personas — uma estratégia muito vantajosa no marketing digital. É uma maneira inteligente de preparar as suas equipes, facilitando a interação, o convencimento e o relacionamento com o consumidor.

2. Conheça os seus produtos e serviços

Outro passo muito importante para proporcionar a qualidade no contato com o consumidor é conhecer os seus produtos e serviços. Dessa maneira, quando um cliente tiver um questionamento ou uma dúvida, seus funcionários estarão prontos para respondê-lo e ajudá-lo rapidamente, sem rodeios.

Portanto, ofereça palestras, reuniões e até cursos de especialização para os colaboradores, especialmente aos que lidam diretamente com o público — como os vendedores e o pessoal do SAC. Além disso, é importante que eles conheçam não apenas os processos e produtos, mas também a missão e os valores do negócio.

3. Amplie suas formas de comunicação

Uma das reclamações mais recorrentes dos clientes, nos mais variados segmentos do mercado, é sobre a dificuldade em manter contato efetivo com a empresa e seu Serviço de Comunicação com o Consumidor. Fica claro, portanto, a necessidade de ampliar os canais de comunicação com o público para melhorar o relacionamento.

Além das tradicionais linhas telefônicas, que precisam ser em número suficiente para que não estejam sempre ocupadas, você pode investir em alternativas. O contato por SMS, por exemplo, é um meio barato e eficiente de manter contato com os clientes, enviando mensagens variadas de forma respeitosa, prática e não invasiva.

Você pode, ainda, investir em uma plataforma de comunicação multicanal, como o Zenvia Chat. Assim, é possível integrar canais de comunicação como SMS, E-mail, WhatsApp e Telefone em um só lugar e oferecer uma melhor experiência de comunicação com o cliente.

4. Fique atento aos feedbacks

Por fim, colher o feedback dos consumidores também ajuda a garantir a qualidade na comunicação com seu cliente. Ao final de cada contato, instrua os funcionários para que perguntem se existe ainda alguma pendência ou se todas as questões foram efetivamente solucionadas.

Você também pode pedir sugestões de como servi-los melhor e, posteriormente, utilizar esses dados para realinhar os processos defeituosos, aprimorar os seus produtos e serviços ou mesmo para reforçar as estratégias enaltecidas e elogiadas pelo seu público no contato.

Essas são algumas das melhores dicas para garantir — e manter — a qualidade na comunicação da sua empresa! Já sabe como escolher os canais para fazer o seu contato? Confira mais dicas no artigo Como escolher canais de comunicação para empresas.

Escrito por

Zenvia