Comunicado e Atualizações

Os últimos dias foram intensos na Zenvia.

Infelizmente, desde o dia 6 de agosto, nossa plataforma de voz começou a apresentar instabilidades no recebimento e na efetivação das ligações, ficando inclusive indisponível em alguns momentos. Essa instabilidade está associada a uma falha operacional em um dos nossos servidores.

É por isso que hoje escrevemos para transmitir nossas sinceras desculpas por todos os transtornos causados a sua empresa e reforçar nosso compromisso de resolução.

Eu e a Lilian Lima (nossa CTO) estamos pessoalmente envolvidos junto à equipe de engenharia, que tem trabalhado em regime 24×7 para que essa instabilidade seja solucionada.

Ressaltamos ainda que a instabilidade do serviço de voz não está relacionada com a migração da TotalVoice para a Zenvia. Atualmente, a Zenvia suporta bilhões de transações mensais e atende mais de 8 mil empresas mantendo uma disponibilidade superior à 99,5% em suas aplicações.

Gostaríamos de fazer algumas combinações com você:
a) Nessa página, mais abaixo (em “Atualizações”), eu colocarei o status de report de todas as atualizações, recorrentemente.

b) Se a sua empresa teve problemas e faz ligações por meio de um softphone ou telefone IP, é imprescindível realizar algumas atualizações no sistema. O tutorial para essa alteração está neste link.

c) Você pode nos ajudar a resolver o problema mais rapidamente, enviando um e-mail para incidente.voz@zenvia.com, indicando os registros e erros que identificar:

  • exemplos de números de telefone para onde você está ligando ou enviando o SMS.
  • imagens (print) do erro ou da configuração
  • serviço que está utilizando e que está apresentando defeito (API, PABX, SoftPhone, ramais, etc).

Mais uma vez, reforçamos que estamos correndo para que a instabilidade seja resolvida nas próximas 24 horas.

Tenha certeza de que estamos muito empenhados em solucionar essa questão e, mais do que isso, não estamos satisfeitos com nosso tempo para resolução. Por isso, reiteramos nosso pedido de desculpas e o compromisso de que iremos reavaliar nossos processos para que incidentes como esse não voltem a acontecer.

Forte abraço!

João Selarim
Head de voz

Atualizações

14/08/2020 – 15:53 – João Selarim

Continuamos o processo de monitoramento e nossa plataforma continua estável. No entanto, um grupo de clientes ainda reporta problema de intermitência que ainda estamos investigando, mas não está relacionado ao problema inicial.

14/08/2020 – 02:41 – João Selarim

Ambiente estabilizado.

Como desde o início da instabilidade, estivemos reunidos em sala de guerra durante todo dia, noite e boa parte da madrugada visando realizar uma análise profunda de todos problemas reportados. Conseguimos estabilizar a plataforma, reproduzir e corrigir todos os problemas reportados por nossos clientes relacionados a esse incidente. Além disso, realizamos uma série de melhorias na infraestrutura e no monitoramento visando termos mais visibilidade de todos componentes e assim conseguir atuar mais rapidamente em algum eventual problema futuro. Seguiremos acompanhando durante esta sexta-feira.

Ao identificar um eventual problema, entre em contato com o suporte normalmente através do email suporte.voz@zenvia.com.

13/08/2020 – 18:11 – João Selarim

Novas atualizações:

  • identificamos a origem do problema;
  • um novo time de especialistas internos e externos foi deslocado para reforçar o time dedicado a solucionar a causa raiz.

Amanhã de manhã teremos uma posição sobre os trabalhos da noite/madrugada.

13/08/2020 – 12:03 – João Selarim

Novas frentes em andamento:

  • Aumento de carga em banco de dados: já foram identificadas as queries (consultas) e estamos atuando nas melhorias;
  • Problema de recebimento em softphone / telefones IP: estamos fazendo testes e investigando para entender o comportamento.

13/08/2020 – 06:53 – João Selarim

Correções aplicadas esta noite:

  • Aplicamos uma correção para o problema de recebimento de chamadas em softphone / telefone IP. Validamos a solução com alguns softphones (+ webphone), mas ainda não com telefones ip. Ainda temos que validar com outros softphones também;
  • Foi feita uma correção em um problema de atualização de status das filas (ramais ficavam ativos mesmo após fechar o client).

Pendências:

  • A separação dos servidores de números de telefone (DIDs) ainda deve evoluir;
  • Continuamos com a pendência de validar os números de telefone (DIDs) de algumas poucas operadoras. Vamos investigar uma solução em nossa ponta e/ou solicitar a migração com os fornecedores.

12/08/2020 – 19:42 – João Selarim

Começamos um trabalho intenso de migração e balanceamento dos serviços. No momento, estamos com problema nos itens abaixo:

(i) Números de telefone (DIDs): alguns casos com problema e estamos em processo de abertura de chamado com as operadoras. Maioria das operadoras já estão ok, algumas poucas em andamento;

(ii) O principal problema no momento é Softphone e Telefone IP para receber ligação e, em alguns casos específicos, para fazer. Para este caso ainda estamos investigando e devemos ter novidades em breve. Via Webphone está normalizado (chamadas ativas e receptivas).



Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.