O Que é BYOD e Como Isso Beneficia a Equipe Comercial (2022)

O mundo do trabalho está mudando por meio da tecnologia. Os colaboradores das empresas são mobile. BYOD, um movimento que não para de crescer mundialmente.

O mundo do trabalho está mudando por meio da tecnologia. Os colaboradores das empresas são mobile, são mais ágeis. Onde e como se dá o trabalho muda rapidamente. Neste breve artigo, quero comentar com vocês sobre o BYOD, um movimento que não para de crescer mundialmente.

O que é BYOD?

A sigla vem do inglês Bring Your Own Device que, em português, é algo como “traga seu próprio aparelho”. É uma forma de trabalho que permite ou estimula que cada colaborador use seu próprio celular para realizar atividades relacionadas ao seu trabalho.

Ah! Mas que grande notícia! Já usava WhatsApp para falar com todas as pessoas do meu trabalho, isso não é nenhuma novidade! ?

Exatamente! WhatsApp é um exemplo de BYOD no trabalho. Nasceu quando nos demos conta de que era mais simples usar nossos próprios celulares para mandar mensagens a companheiros de trabalho e clientes.

Do mesmo modo, hoje, as pessoas usam outros softwares para trabalhar a partir dos seus próprios celulares no ambiente da empresa. De acordo com um estudo da Tech Pro Research, os benefícios são tão grandes que cerca de 74% das empresas norte-americanas permitem e incentivam o BYOD.

O BYOD permite que cada colaborador escolha seu aparelho ou dispositivo de preferência para trabalhar de uma melhor maneira.

Mas quais são os benefícios do BYOD nas equipes comerciais?

  • Velocidade: suas equipes de venda podem se comunicar mais rapidamente com os clientes a partir de qualquer lugar, e a razão principal do crescimento do BYOD é esta. Já não faz falta esperar a aprovação de orçamentos por parte da gerência (que chegará tarde ou já não será mais a melhor alternativa no momento da implementação). O software utilizado pelos vendedores BYOD se atualiza diariamente em todos os seus dispositivos, permitindo que se esteja sempre um passo na frente.
  • Comodidade: quando não se está amarrado a um sistema operacional, cada colaborador pode usar aquele que lhe for mais conveniente. Quem prefere usar iPhone não será obrigado a usar Android e vice-versa. É mais fácil e cômodo adaptar-se ao gosto de cada um; acontece da mesma forma que cada pessoa escolhe sua própria roupa ou um modelo de carro para ir ao trabalho.
  • Economia de recursos: chegamos a ter aquilo que os norte-americanos chamam de “dumb glasses” (vidros bobos, em uma tradução literal): dispositivos cujo valor consistia em ter uma boa conexão com a internet, onde se podia armazenar e processar dados na nuvem. Em uma área com grande rotação e volatilidade como a área de vendas, é mais eficiente aproveitar os aparelhos que cada um já tem. ?
  • Simplicidade: os vendedores querem… vender! Se já estão usando seus celulares para contatar os clientes, é necessário que usem um segundo telefone para fazer o mesmo trabalho? O diferencial é o software.

Quais são os Desafios?

Esta forma de trabalho implica em desafios no momento da implementação adequada. Em caráter de exemplo, recomendamos sempre cobrir os custos de telefonia dos nossos colaboradores, seja utilizando a infraestrutura da empresa (via VOIP), ou contabilizando os minutos de telefonia usados por cada empregado, restituindo esse gasto no fim de cada mês.

(Ah! A propósito, Califórnia já sancionou uma lei BYOD, que torna obrigatório que as empresas paguem os custos de telefonia dos seus colaboradores!).

Os benefícios do BYOD em equipes comerciais são muito claros e fazem com que cada vez mais empresas se somem a este movimento. Mas, para que seja funcional em sua empresa, as regras têm que ser claras e o software escolhido deve ser o correto para seu negócio.

Escrito por

Nahuel Gomez